quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cavaco Silva, ao contrário dos seus antecessores, optou por ler mensagem de Ano Novo e utilizar a presidência para fins eleitorais.

Cavaco utiliza presidência para campanha eleitoral 

Ao contrário de Mário Soares e Jorge Sampaio, Cavaco Silva optou por apresentar mensagem de Ano Novo. Cavaco  aproveita todas as ocasiões que a presidência da República lhe oferece para fazer campanha eleitoral.


O actual presidente da República optou por ler a mensagem de Ano Novo aos portugueses numa altura em que disputa as eleições presidenciais, a realizarem-se no próximo dia 23 de janeiro.
Diferente escolha fizeram os anteriores presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio. Em 1991, Mário Soares, que se candidatava a um segundo mandato presidencial, delegou essa tarefa ao então presidente da Assembleia da República. Soares pretendia evitar, desta forma, "confusões entre os seus dois estatutos: o de efectivo e candidato presidencial".
O ex-presidente Jorge Sampaio também optou por não apresentar a mensagem de Ano Novo. Em 1991, o então Chefe do Estado e recandidato à Presidência da República, decidiu manter-se em silêncio.
Ramalho Eanes não foi confrontado com a necessidade de tomar qualquer decisão nesse sentido, na medida em que quando leu a mensagem no primeiro dia de 1981 já tinha sido reeleito.

1 comentário: